LAPA DA ALZIRA

 
A Lapa ou Gruta da Alzira é um atrativo bastante interessante em Lavras Novas. Sem dúvida alguma uma belíssima formação rochosa da natureza presente no local. Há pelo menos dois contos curiosos que cercam a origem do nome da gruta.
Um deles relata que a aproximadamente 300 anos uma escrava chamada Alzira viveu no local após fuga dos seus senhores. A gruta que tem uma pequena abertura, permitia a Alzira viver por ali com certa segurança.
Reza uma outra lenda que Alzira seria uma mulher que brigava muito com seu marido, Anastácio. Durante as brigas ela conseguia fugir para a gruta e lá ficava por dias. Certo dia Anastácio a encontrou entretanto não se sabe o que aconteceu depois disso.
Próximo da Lapa da Alzira encontra-se a Bica de Rosa. Atualmente no local da bica foi construído um reservatório de água potável. A bica leva este nome devido a outro caso que desperta a curiosidade. Uma mulher cujo nome seria Rosa, teve uma filha de nome Nina que se apaixonou por  um rapaz chamado Daniel. Rosa não aceitava o namoro e, para conquistá-la, Daniel levava ouro toda vez que ia se encontrar com Nina. Mas Rosa  jogava o ouro dentro de uma bica e ainda sempre voltava ao local para ver se o ouro estava lá. Certo dia ela sofreu uma queda e morreu dentro da bica. O local ficou conhecido então como Bica de Rosa.
 
Veja um pequeno vídeo da Lapa da Alzira abaixo:
 
 

Como chegar (2 Km ida e volta do Kazulo)

 
 Para chegar até a Lapa da Alzira deve-se ir até o final da Rua da Fonte, ali há uma escada que dá acesso a Fonte da Rosa(fonte de água potável). Deve-se seguir em frente após a fonte em uma trilha estreita, há poucos metros há uma outra trilha que sobe levemente à direita. Seguindo esta trilha que sobe à direita observa-se a Lapa da Alzira a poucos metros. 
Esta trilha é possível ser feita sem a necessidade de um guia. Mas contratando-se um aproveita-se mais o passeio.
 
 
 
Lembre-se:
  • Traga todo seu lixo de volta. Procure trazer também o que você encontrar pelo caminho;
  • Evite cortar madeira e recolher pequenas mudas;
  • Não use sabão nos rios e lagos;
  • Respeite os animais e plantas que encontrar pelo caminho.

SEJA EDUCADO: RESPEITE O MEIO AMBIENTE!