CACHOEIRA DO RAPEL

Cuidado! Cachoeira perigosa!

Outra belíssima cachoeira localizada em Lavras Novas. Conta com belas quedas em degraus com mais de 200 metros em seu curso. 
Para chegar até a cachoeira é aconselhável a companhia de um guia experiente. O acesso é bem complicado e é necessário descer com auxílio de cordas. Uma queda pode ser fatal.
Pelo acesso ser possível somente com auxílio de cordas a cachoeira foi nomeada de Cachoeira do Rapel. 
Há uma outra opção de se ver a cachoeira por baixo, na estrada que dá acesso ao distrito de Santo Antônio do Salto. O acesso por cima é somente por Lavras Novas.
Apesar do nome a cachoeira não é apropriada para a prática do rapel. Os motivos são o enorme atrito entre pedras e cordas bem como a falta de locais seguros para fixar as cordas.
 
Veja um pequeno vídeo da Cachoeira do Rapel abaixo:
 
 
 

Como chegar (4,0 Km ida e volta do Kazulo)

 
Localiza-se a cerca de 2,0 km do Kazulo, sendo que destes, cerca de 1200 metros são de trilha. Para chegar até a Cachoeira do Rapel deve-se ir até o final da Rua do Chá, a entrada para a trilha situa-se no final do calçamento. Deve-se seguir a trilha até chegar em um ambiente de campo aberto e a partir daí seguir sempre em frente/direita até chegar próximo ao curso de água. Quando aproxima-se da cachoeira, pode-se ver placas indicando o perigo do local. É aconselhável a contratação de um guia experiente, devido ao alto grau de dificuldade para se chegar à cachoeira.
 
 
 
Lembre-se:
  • Traga todo seu lixo de volta. Procure trazer também o que você encontrar pelo caminho;
  • Evite cortar madeira e recolher pequenas mudas;
  • Não use sabão nos rios e lagos;
  • Respeite os animais e plantas que encontrar pelo caminho.

SEJA EDUCADO: RESPEITE O MEIO AMBIENTE!